SL Cap for Dummies!! Parte II – Atacando Free Agent
Capítulo II – Atacando Free Agents
Esse capítulo é dedicado pra todos aqueles caras que tão a fim de atrair Free Agents bacanas para seus times ousados e ainda não sabem bem como.
*Para deixar claro, caso não tenha ficado ainda, sempre que acabar um contrato, os jogadores se tornam agentes livres restritos. Os GMs sempre terão a oportunidade de cobrir propostas para seus jogadores, desde que cheguem em Julho com CAP disponível para isso.
Passei da fase 1 com muito dinheiro no bolso! Agora to querendo fazer estragos!! Quero atacar pra valer! Como faço?
Essa fase foi feita pra você. Digamos que você restringiu apenas os seguintes jogadores:
Pipoka – 21 FPPG – $ 18.000.000
Marcelinho Machado – 16 FPPG – $ 13.000.000
Marcel – 12 FPPG - $ 9.000.000
TOTAL: $ 40.000.000
Você tem então $ 70.000.000 para investir em jogadores dos outros times + 10.000.000 para cobrir propostas pelos seus jogadores.
Então posso torrar os 70tinha nos caras dos outros times?
A priori, sim. Mas se você fizer isso, você pode acabar sofrendo ataques em seus jogadores. Por isso existe a SUGESTÃO para que você separe o dinheiro que vai usar nos ataques do dinheiro que você utilizará para defender seus jogadores.
O máximo que seus jogadores podem receber é:
Pipoka – 21 FPPG – $ 28.000.000
Marcelinho Machado – 16 FPPG – $ 20.000.000
Marcel – 12 FPPG – $ 15.000.000
TOTAL: $ 63.000.000
Como você já tem os 10 milhões extras para cobrir, você pode separar mais 13 milhões para defender seus jogadores e oferecer 57 milhões em ofertas com tranquilidade. Porém, se você estiver confiante de que nem todos seus jogadores serão atacados ou que você não se importa em perder um deles, pode então utilizar o valor que quiser (até o limite de 70 milhões) para ofertar aos restritos dos outros GMs
Hum... Então se eu não me importar em perder o Marcel, já vou ter dinheiro suficiente para oferecer aos demais jogadores. Posso rescindir ofertas durante a fase 2 para ter mais dinheiro?
Não. As ofertas aos jogadores são sagradas. Se você ofereceu algo a um jogador, em qualquer uma das fases, é obrigado a manter aquela oferta até que algum outro GM a cubra.
Como posso fazer ofertas melhores?
Os jogadores vão preferir ofertas que lhes tragam mais dinheiro.
Digamos que determinado GM ofereceu 2 anos de salário de 15 milhões ao Beto Barbosa (16fppg). Para adocicar a proposta a esse jogador, você pode oferecer-lhe:
a) mais anos (3 anos de 15 milhões)
b) mais dinheiro (2 anos de 16 milhões)
c)as duas coisas (3 anos de 16 milhões).
Não pode porém, oferecer mais dinheiro em menos tempo (18 milhões em 1 ano) ou mais tempo e menos dinheiro (4 anos de 14 milhões). Os agentes dos jogadores cobrarão sempre números melhores em 1 ou mais categorias (tempo e salário). Nunca irão aceitar que se diminua uma dessas variáveis mesmo que se aumente a outra.
Certo, mas aí eu já garanti o Beto Barbosa? Já posso comemorar?
Ainda não. Nessa fase, os GMs com CAP sobrando concorrerão para ter a melhor proposta por determinado jogador. Caso ninguém cubra sua proposta pelo Beto Barbosa, o GM dono inicial dele vai ter decidir se cobre ou não a sua proposta.
Então nada é garantido nessa fase? Posso sair de mãos abanando?
Sim. Agentes restritos são difíceis de conseguir e se o GM os tornou restritos, é porque realmente pretendem contar com eles.
Então só sento e choro?
Não é bem assim. O nosso CAP é hard ao se chegar em 120 milhões. Assim, cabe às pessoas com CAP sobrando forçar o CAP dos seus concorrentes. Pode ser então que sobre algum jogador para você ou então que você apenas dificulte a vida dos adversários. As duas situações são benéficas no longo prazo.
Mas e como completo meu time?
Nem todos os jogadores serão restritos. É bem provável que no mercado de irrestritos (fase 4) tenham diversos jogadores de qualidade. Os melhores jogadores da Superliga custam caro em relação aos demais, assim não vai ser possível times concentrarem tantos jogadores interessantes. Os times em geral, tenderão a ser mais balanceados com jogadores no auge, veteranos e jovens.
Voltando ao exemplo, eu tenho 70 milhões para investir. Posso oferecer então 5 contratos de 20 milhões para dificultar que os outros cubram as ofertas?
Não. Como já disse antes todas as ofertas são sagradas. Você pode oferecer até o limite disponível do seu CAP.
Posso oferecer os 70 milhões todos pra um jogador?
Não mesmo. As ofertas precisam respeitar os limites de máximos e mínimos dos jogadores de acordo com a tabela de FPs/salário. A tabela de idade/anos oferecidos também precisa ser considerada.
Certo. Então digamos que aconteça o seguinte. Ao final da fase 2, fiquei com as melhores ofertas para os seguintes jogadores:
Beto Barbosa – 20 milhões – 4 anos
Latino – 20 milhões – 3 anos
Reginaldo Rossi – 20 milhões – 1 ano
Michel Teló – 10 milhões – 2 anos
Caso alguém cubra uma dessas ofertas minhas, posso usar a grana que sobrar para cobrir meus próprios jogadores, pois me precipitei e gastei tudo!
Não pode. Na fase 3, o dinheiro investido na fase 2 é considerado preso. Para efeitos do CAP, todos os dias da fase 3 são os dias que o GM tem para cobrir as ofertas que receberam. Podem postar no começo ou no final, podem até mesmo mudar suas respostas durante a fase 3. Por isso, apenas ao final da fase 3, serão consideradas finalizadas as manutenções ou não dos jogadores. Assim, fica a sugestão para que se separe o dinheiro que irá usar para cobrir seus atletas do dinheiro que vai ser usado para oferecer contratos.
Digamos que eu tô de olho em um jogador cujo GM não deixou restrito. Posso me antecipar aos demais e fazer proposta por ele nessa fase 2?
Não. Os jogadores irrestritos ficam exclusivamente para a fase 4. Você pode deixar reservado um dinheiro para os jogadores irrestritos caso você ache que não vale a pena tentar esses jogadores.
Tenho um plano maligno para tirar o Durant do Cotovelo nessa fase 2, é possível?
Não. Os 10 melhores jogadores da SL abaixo de 32 anos tem seu contrato renovado automaticamente na fase 1. Caso o GM dono não o queira mais, ele vai diretamente para a fase 4, se tornando irrestrito.